quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

'Merriweather Post Pavilion'


Se Syd Barrett exercesse o seu génio sobre a composição de canções nascidas no século XXI, o resultado seria parente próximo de Merriweather Post Pavilion. O novo álbum dos Animal Collective, nas lojas desde segunda-feira, é surpresa que estaria à disposição de todos. No entanto, e como a história da música popular tem feito perceber, decifrar códigos e exalar espírito visionário não são capacidades cultivadas por todo o melómano com as paredes de casa forradas a discos. Na verdade, gostamos de acreditar que os Animal Collective esperam nunca saber tudo o que até aqui foi escrito. O inocente profissionalismo fica-lhes bem e deixa-nos a pensar.

Quando pensamos que decifrámos a chave, que percebemos de onde vem toda esta inexplicável criatividade - bastam discos como Feels (2005) ou Strawberry Jam (2007) para a descobrir -, eis que surge Merriweather Post Pavilion. Tudo estava explicado, entre Stockhausen, as desventuras electrónicas e os minimalistas. Do psicadelismo ao experimentalismo libertino desenhado entre 60 e 70 no eixo Munique-Dussledorf. O novo disco diz-nos que tudo isto é verdade. Mas recorda também que os Animal Collective são construtores pop, artesãos de refrões que gostam que enganar, de iludir.

A hipnose começa no disco enquanto objecto físico, na óptica que se torna amiga do alheio. Certo é que o resultado é um novo abraçar do ritual do álbum, escutar primeiro com os olhos, sentidos alerta para o que se segue: ritmo inesperado, andamentos que sucedem complementando-se, cores que ameaçam complexidade mas que se confessam adultas de imaturidade. Sem guitarras, apostados nas electrónicas menos óbvias, nas camadas e nas vozes em harmonia, os Animal Collective escrevem a sua mais gloriosa página. Beach Boys entre paredes de betão, Velvet Underground veraneantes. Descobramos elogios e não os poupemos.













'Merriweather Post Pavilion'
Animal Collective
Domino | Edel


Os Animal Collective anunciaram recentemente uma digressão mundial. Até ao momento, não existem datas confirmadas para Portugal.

Sem comentários:

 
Free Hit Counter