sábado, 31 de janeiro de 2009

Um homem em desespero pelo 'blues'

0 comentários

Joe Bussard é coleccionador compulsivo de discos, apaixonado pelas tradições musicais americanas e devoto fiel dos blue. A Pitchfork TV apresenta, durante a próxima semana, o filme Desperate Man Blues, realizado por Edward Gillen, que revela razões e motivações para tal dedicação, além de fazer desfilar uma asombrosa banda sonora. Recorda-se história americana do século XX escrita sobre música, tudo em dez capítulos. Este é o primeiro:

Há 40 anos, a última actuação dos Beatles

0 comentários


Em 1969, depois de The White Album e de dois anos sem Brian Epstein para gerir os conflitos entre egos e vontades, os Beatles preparavam os últimos suspiros criativos de uma das mais brilhantes carreira da pop, aquela que se tornou modelo para todos os que se seguiram. E no dia 30 de Janeiro do mesmo ano, os Beatles apresentaram ao vivo uma série de canções que seriam integrados no álbum que então preparavam, Let it Be. Foi a última actuação ao vivo do grupo, no tecto do edifício da Apple, em Savile Row, Londres. 4o anos que são recordados também pela revista Time, que preparou uma viagem pelo acontecimento através de imagens de arquivo. Para ver aqui.

Final Fantasy - 'Horsetail Feathers'

0 comentários

Ingredientes: swing, Broadway, escola clássica e paixão pela pop. Owen Pallett vai revelando pormenores da nova edição com o carimbo Final Fantasy, Pays to Please, que já está disponível na loja digital iTunes. Aqui fica Horsetail Feathers:

Dan Auerbach no seu estúdio caseiro

0 comentários

Já aqui revelámos primeiras pistas para o primeiro álbum a solo de Dan Auerbach, voz e guitarra dos Black Keys. Surge agora um novo vídeo com Trouble Weighs a Ton, apenas acompanhado por James Quine, personagem fundamental no percurso do músico - conta a lenda que este é o tio de Dan Auerbach que o ensinou as lides musicais. Fica a amostra:



Keep It Hid é editado a 10 de Fevereiro

Para escutar: The Rayographs

0 comentários


Para escutar na playlist apresentada por este blog: The Rayographs. Drones psicadélicos, minimalismo made in Velvet Underground ("Everyone needs a heroine", ouve-se) e o fraseado aprendido com os disco de Patti Smith. Hidden Doors e Gold Light em rotação.

Paul McCartney entrevistado por Steven Colbert

0 comentários

E se nos fosse dada a oportunidade de entrevistar Paul McCartney? Se cada um de nós tivesse a possibilidade de conversar com o beatle, de lhe lançar questões e de esperar "as" respostas? Steven Colbert concretizou tal sonho da seguinte forma:

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Rtimos infantis

0 comentários

Num artigo recentemente publicado, a revista Wired lança novas pistas sobre a relação entre os seres humanos e a música. Melhor, entre os recém-nascidos e uma sequência de ritmos não alinhada. Disponível para leitura online.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Recordar os Kraftwerk em palco

0 comentários

Durante uma semana, e uma semana apenas, a Pitchfork apresenta, no seu canal televisivo, o DVD Mininum-Maximum, com o registo de actuações ao vivo dos Kraftwerk. O rigor interpretativo aliado a uma concepção cénica simplista mas sedutora e a canções que se tornaram na bíblia da pop escrita com electrónicas. Para ver, The Man Machine, em alemão.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Apple: 25 anos de iconografia Mac

0 comentários

De ferramenta de trabalho e concorrente da Microsoft a símbolo cosmopolita de tendências e comportamentos no mundo tecnológico contemporâneo. A Apple comemora os 25 anos do seu Mac, antes Macintosh, motor que gerou toda a criatividade que se seguiu. Hoje, a Apple encontra o seu sucesso assente em dois pilares: Steve Jobs, fundador e mentor-mor, e o iPod, gadget transformado no melhor amigo invisível de muitos. A revista Wired prestou a fundamental homenagem à Apple e ao seu Mac e construiu a definitiva timeline:

'Lost' chega à quinta temporada

0 comentários

Começou esta semana a quinta temporada da série Lost, produção da cadeia televisiva ABC. São 17 episódios que, anunciam os seus responsáveis, revelam parte dos segredos do enredo. Os restantes mistérios ficam guardados para uma sexta e final época de episódios. Fica aqui o primeiro trailer oficial:

The Killers em Portugal e com Spaceman

0 comentários

O Super Bock Super Rock vai acolher o primeiro concerto dos The Killers em Portugal. Chegam ao nosso país com as canções de um novo álbum, Day and Age, cujo novo single é este Spaceman:

Spaceman


Os The Killers actuam em Lisboa, no Estádio do Restelo, a 18 de Julho.

Beirut em zapotec

0 comentários


16 de Fevereiro, data de regresso de Zach Condon e dos seus Beirut. Desta vez com March of the Zapotec, projecto musical para o grande ecrã transformado em duplo EP, entre a Europa e o México. Esta é a capa do disco.

Emmy, a grande

0 comentários

A 9 de Fevereiro é editado First Love, primeiro capítulo de uma saga que se apresenta com o título Emmy The Great. O colectivo reúne Euan Hinshelwood (Younghusband), Euan Robinson (Stars of Sunday League), Tom Rogerson, Ric Hollinbery (Pengilly's), Pete Baker, Laura Jones e Kyle Holford. Todos juntos, nem sempre em simultâneo, mas permanentemente em volta da voz de Emmy, o centro das canções. Estas partem da pop que por estes dias se ouve tipicamente "brit-feminina" - de Lily Allen a Kate Nash, entenda-se - mas recuando às harmonias construídas sobre guitarras pelos Radiohead (as que ouvimos durante os anos 90) e procurando outro colorido instrumental. Primeira amostra com First Love:

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Itália contra os piratas

0 comentários

O governo italiano confirmou ontem que vai adoptar uma medida anti-pirataria semelhante à que será em breve aplicada em França. Ou seja, os cibernautas que descarregarem ilegalmente ficheiros protegidos por direitos de autor receberão no máximo dois avisos. O terceiro suspende o acesso à Internet. Resta saber se a medida vai chegar a outros países da Europa.

Rock'n'roll baptista

0 comentários

Para quem já assisitiu, para os mais cépticos e até para todos quantos os recusam: os Pontos Negros actuam amanhã ao vivo em Lisboa, na Igreja Baptista de São Domingos de Benfica, às 19:00. A entrada é livre.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nomeações para os Oscares 2009

0 comentários

Os nomeados nas principais categorias:

Melhor filme

The Curious Case of Benjamin Button
Frost/Nixon
Milk
The Reader
Slumdog Millionaire

Melhor realizador

David Fincher - The Curious Case of Benjamin Button
Stephen Daldry - The Reader
Gus Van Sant - Milk
Danny Boyle - Slumdog Millionaire
Ron Howard - Frost/Nixon

Melhor actor

Richard Jenkins
Sean Penn
Frank Langella
Mickey Rourke
Brad Pitt

Melhor actriz

Anne Hathaway - "Rachel Getting Married"
Angelina Jolie - "Changeling"
Melissa Leo - "Frozen River"
Meryl Streep - "Doubt"
Kate Winslet - "The Reader"

Melhor actor secundário

Josh Brolin
Robert Downey Jr.
Philip Seymour Hoffman
Michael Shannon
Heath Ledger

Melhor actriz secundária

Amy Adams
Penelope Cruz
Viola Davis
Taraj P Henson
Marisa Tomei

Melhor argumento original

Wall-E
Happy Go Lucky
Frozen River
In Bruges
Milk

Melhor filme estrangeiro

Revanche - Áustria
The Class - França
The Baader Meinhof Complex
Departures - Japão
Valsa com Bashir - Israel


A cerimónia decorre a 22 de Fevereiro

Pesadelo: Bomb The Bass e Mark Lanegan

0 comentários

É a conjugação perfeita: as electrónicas escurecidas com a assinatura Bomb The Bass e a voz de protagonista de pesadelos de Mark Lanegan. Tudo ilustrado pelo teledisco de Corin Hardy para Black River, curtíssima metragem sobre o assassino que se quer desfazer do corpo da sua vítima:

Os 'segredos' dos Massive Attack em disco

0 comentários

Ao longo dos anos, de acordo com a cultura hip hop ou os exercícios de DJing que ajudaram a caracterizar o projecto, os Massive Attack têm sido mestres na hora de descobrir pérolas por entre a história da música gravada para depois as transformarem e adaptarem às suas criações. Como homenagem à música que os tem inspiradao e dedicando a edição aos fãs, chega às lojas, a 17 de Fevereiro, Protected: Massive Samples, uma colecção gerada no meio das gravações utilizadas pelos Massive Attack nos seus temas. Esta é uma amostra do que podemos esperar:


Disco a solo para Dan Auerbach

0 comentários


Enquanto voz e guitarra dos Black Keys, nome maior da reinterpretação dos blues do lado de cá do novo século (projecto onde trabalha com o baterista Pat Carney), Dan Auerbach revelou mestria na hora de entregar personalidade e vontade criativa à tradição popular da música americana. A 10 de Fevereiro dá novo passo no cumprir da mesma tarefa com a edição de Keep it Hid. Escreve-se pelo ciberespaço que o disco viaja entre o psicadelismo e a soul, nunca esquecendo tudo o que vai pelo meio. Aqui fica o alinhamento:

1 Trouble Weighs a Ton
2 I Want Some More
3 Heartbroken, in Disrepair
4 Because I Should
5 Whispered Words
6 Real Desire
7 When the Night Comes
8 Mean Monsoon
9 The Prowl
10 Keep It Hid
11 My Last Mistake
12 When I Left the Room
13 Street Walkin'
14 Goin' Home

Primeiros e curiosos avanços para o disco podem ser escutados na página que o músico apresenta no MySpace.

Psicadelismos do século XXI em vídeo

0 comentários

Porque é, até ao momento, o acontecimento musical de 2009, atentemos nas imagens, primeira ilustração vídeo para Merriweather Post Pavilion: My Girls pelos Animal Collective.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

'Merriweather Post Pavilion'

0 comentários

Se Syd Barrett exercesse o seu génio sobre a composição de canções nascidas no século XXI, o resultado seria parente próximo de Merriweather Post Pavilion. O novo álbum dos Animal Collective, nas lojas desde segunda-feira, é surpresa que estaria à disposição de todos. No entanto, e como a história da música popular tem feito perceber, decifrar códigos e exalar espírito visionário não são capacidades cultivadas por todo o melómano com as paredes de casa forradas a discos. Na verdade, gostamos de acreditar que os Animal Collective esperam nunca saber tudo o que até aqui foi escrito. O inocente profissionalismo fica-lhes bem e deixa-nos a pensar.

Quando pensamos que decifrámos a chave, que percebemos de onde vem toda esta inexplicável criatividade - bastam discos como Feels (2005) ou Strawberry Jam (2007) para a descobrir -, eis que surge Merriweather Post Pavilion. Tudo estava explicado, entre Stockhausen, as desventuras electrónicas e os minimalistas. Do psicadelismo ao experimentalismo libertino desenhado entre 60 e 70 no eixo Munique-Dussledorf. O novo disco diz-nos que tudo isto é verdade. Mas recorda também que os Animal Collective são construtores pop, artesãos de refrões que gostam que enganar, de iludir.

A hipnose começa no disco enquanto objecto físico, na óptica que se torna amiga do alheio. Certo é que o resultado é um novo abraçar do ritual do álbum, escutar primeiro com os olhos, sentidos alerta para o que se segue: ritmo inesperado, andamentos que sucedem complementando-se, cores que ameaçam complexidade mas que se confessam adultas de imaturidade. Sem guitarras, apostados nas electrónicas menos óbvias, nas camadas e nas vozes em harmonia, os Animal Collective escrevem a sua mais gloriosa página. Beach Boys entre paredes de betão, Velvet Underground veraneantes. Descobramos elogios e não os poupemos.













'Merriweather Post Pavilion'
Animal Collective
Domino | Edel


Os Animal Collective anunciaram recentemente uma digressão mundial. Até ao momento, não existem datas confirmadas para Portugal.

Lilly Allen faz versão dos The Clash

0 comentários

Primeiro avanço para a nova compilação com o selo War Child: Lilly Allen e Straight to Hell, dos The Clash. A colectânea Heroes é editada a 16 de Fevereiro.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Antony & The Johnsons - 'Epilepsy Is Dancing'

0 comentários

O início de 2009 é também de Antony Hegarty, com o regresso aos discos. The Crying Light é o novo registo assinado por Antony & The Johnsons, novo episódio de quem vem redefinindo a palavra intimidade: isto é soul descoberta em caves urbanas, teatralidade que deixa o exagero distante e se concentra no essencial - a luminosidade de quem se confessa entre versos (ou de quem constrói ficções cantadas). Epilepsy Is Dancing é um dos novos temas e já tem teledisco.

U2 - 'Get On Your Boots'

0 comentários



Get On Your Boots é o título do novo single dos U2, primeiro tema extraído de No Line In The Horizon, o novo álbum que a banda edita a 2 de Março. A produção foi assegurada pelos três colaboradores mais importantes do percurso dos U2: Brian Eno, Danny Lanois e Steve Lillywhite. As gravações foram repartidas entre Marrocos e a Irlanda.

O single pode ser escutado em streaming aqui.

Obama para 'download' no YouTube

0 comentários


No dia em que toma posse enquanto Presidente dos EUA, Barack Obama é também estrela maior na comunidade digital. O mais popular homem do momento foi o primeiro a poder ser transferido a partir do YouTube. Ou seja, alguns dos vídeos oficiais do novo Presidente foram os primeiros a apresentar uma nova funcionalidade do serviço, o download. estão prometidos, para breve, novos desenvolvimentos.

O compositor digital da Microsoft

0 comentários


Este não é um concorrente ao mui apreciado GarageBand, da Apple. No entanto, deverá tornar-se mais popular enquanto ferramenta de entretenimento. Falamos do Songsmith, novo software da Miscrosoft que funciona como um karaoke ao contrário. Explicando: o utilizador canta para um microfone ligado ao computador, seguindo o tempo dado por um ritmo pré-definido. O Songsmith compõe a música para melodia que acabámos de criar.

Pelos corredores da Microsoft arriscam mesmo que esta é uma maravilha da técnica que será em breve utilizada por músicos profissionais. A ver vamos e começamos pelo download da versão disponível para primeiras experiências caseiras.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Emiliana Torrini - 'Big Jumps'

0 comentários

Emiliana Torrini, a islandesa de calor continental, regressou aos discos m«no final do ano passado, com Me and Armini. Big Jumps é o novo single e tem teledisco:

Vénias para Nick Drake

0 comentários


A mestria de Nick Drake, adorado pelas gerações que o ouviram postumamente será mais uma vez homenageada. Desta vez, a iniciativa parte da Brushfire Records, editora gerida por Jack Johnson. O surfista cantor está entre as vozes que prestam reverência ao cantautor britânico, em conjunto com Eddie Vedder, Norah Jones, Dave Grohl e até Heath Ledger, numa gravação que em tempos se passeou pela Internet. Mais pormenores na Billboard.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Canções-fantasma a caminho

0 comentários

Uma espécie de Nick Cave que se passeia por entre prados. Antes: punk bem domado mas que se rebela quando descobre que Neu foi nome para inovadores, de ritmos e melodias indomáveis. Os the Phantom Band encontraram em Glasgow as motivações necessárias para construire um gospel de tons negros, um cruzamento entre os ensinamentos dos Spiritualized e dos Velvet Unferground. The Phantom Band, a 26 de Janeiro, com Checkmate Savage.

Brown, VV Brown

0 comentários

Aos 25 anos já foi voz secundária em gravações de Madonna e co-autora de temas para as Pussycat Dolls. Estudou Stravinsky e é fã de Freddie Mercury. 2009, dizem, será o seu ano, como sucessora de Amy Winehouse, Duffy e Adele. Em Londres escreveu o seu álbum, Travelling Like The Light, em apenas um mês. A edição espera-se para 16 de Março. O single de apresentação é Crying Blood:

Música, telemóveis e a inevitabilidade da mudança

0 comentários


Entendamos a música como bem portátil - hoje mais que nunca. Nesse sentido, as formas que toma são cada vez mais importantes, não só pelas possibilidades que cada suporte revela mas também pela relação pessoal que estabelecemos com métodos, leitores ou hábitos. A Wired, atenta e decidida na forma como encara aquilo que parece distante mas, na verdade, está ao virar da mais próxima esquina, publicou um novo desafio: como o telemóvel vai mudar (melhor, está a mudar) a forma como encaramos a música portátil. E para que não restem dúvidas, a "teoria" é desdobrada em cinco pontos essenciais:

1- A rádio interactiva dos novos telemóveis pode substituir um leitor de MP3

2- Em breve, estaremos a pagar pela música que ouvimos através de formas muito subtis e, por vezes, pouco evidentes, como qualquer outro hábito

3- Os serviços de streaming, que se multiplicam (sobretudo, e infelizmente, nos EUA), poderão passar dos telemóveis para outras formas e espaços

4- Vamos continuar a utilizar leitores de MP3 mas estes vão ter funcionalidades que se aproximam cada vez mais daquelas que os telefones apresentam

5- Uma futura relação de proximidade entre os telemóveis, os seus leitores e os conteúdos dos blogues musicais vão ditar tendências e comportamentos

sábado, 17 de janeiro de 2009

'Blue Sky': mais uma vez, os Animal Collective

0 comentários

Merriweather Post Pavillion chega às lojas na segunda-feira. Novo álbum para os Animal Collective, motivo para adoração a nova obra daqueles que são hoje vistos como verdadeiros profetas das novas vidas da música popular urbana. No entanto, o colectivo vai afirmando que o momento mantém permanente a criatividade e sua expressão em novas composições. Numa recente actuação ao vivo - sala Koko, em Londres - os Animal Collective revelaram um novo tema: Blue Sky.

Nova edição 'Red Hot'

0 comentários



É a mais recente edição com o carimbo 'Red Hot', mais uma vez procurando recolher receitas para colaborar na luta contra a propagação do vírus da sida e para o auxílio às suas vítimas. Dark Was The Night é o título, com chegada às loja prevista para 19 de Fevereiro e com um alinhamento que deixa curiosidade no ar:

Disco 1

  1. "Knotty Pine" - Dirty Projectors + David Byrne
  2. "Cello Song" - The Books featuring Jose Gonzalez
  3. "Train Song" - Feist and Ben Gibbard
  4. "Brackett, WI" - Bon Iver
  5. "Deep Blue Sea" - Grizzly Bear
  6. "So Far Around The Bend" - The National
  7. "Tightrope" - Yeasayer
  8. "Feeling Good" - My Brightest Diamond
  9. "Dark Was The Night" - Kronos Quartet
  10. "I Was Young When I Left Home" - Antony with Bryce Dessner
  11. "Big Red Machine" - Justin Vernon + Aaron Dessner
  12. "Sleepless" - The Decemberists
  13. "Stolen Houses (Die)" - Iron & Wine
  14. "Service Bell" - Grizzly Bear + Feist
  15. "You Are The Blood" - Sufjan Stevens

Disco 2
  1. "Well-Alright" - Spoon
  2. "Lenin" - Arcade Fire
  3. "Mimizan" - Beirut
  4. "El Caporal" - My Morning Jacket
  5. "Inspiration Information" - Sharon Jones & the Dap-Kings
  6. "With A Girl Like You" - Dave Sitek
  7. "Blood Pt. 2" - Buck 65 Remix (featuring Sufjan Stevens and Serengeti)
  8. "Hey, Snow White" - The New Pornographers
  9. "Gentle Hour" - Yo La Tengo
  10. "Amazing Grace" - Cat Power
  11. "Happiness" - Riceboy Sleeps
  12. "Another Saturday" - Stuart Murdoch
  13. "The Giant Of Illinois" - Andrew Bird
  14. "Lua" - Conor Oberst with Gillian Welch
  15. "When The Road Runs Out" - Blonde Redhead & Devastations
  16. "Love Vs. Porn" - Kevin Drew

No MySpace do projecto é colocada uma canção do registo todos os dias, para audição em streaming.

Manwomanboogie

0 comentários

Voz sincopada com uma secção rítmica que emula o movimento de um comboio. Ambiente urbano, cosmopolita, os versos que descrevem as relações a pares das cidades de hoje, com as tecnologias dos nossos dias e o ambiente jazzy de sempre. Q-Tip no seu melhor, em Manwomanboogie, com a companhia de Amanda Diva. A Canção faz parte do novo The Renaissance:


Q-TIP - New Music Video - Man Woman Boogie

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O caminho das (velhas) estrelas

0 comentários


Antes da estreia do novo capítulo da saga O Caminho das Estrelas, prevista para 8 de Maio, a ABC publicou um especial sobre o antes e o depois das principais estrelas do franchise. Para recordar e projectar futuros, aqui.

Celebrar as canções que os fizeram

0 comentários


Conta quem viu (neste caso um dos colaboradores do site Pitchfork) que a visão foi surpreendente: Thom Yorke, vocalista dos Radiohead e personagem pouco dada a encontros sociais de promoção à chamada "indústria", como figura principal de uma campanha - "Celebrating the Music That Made Us" - de promoção à próxima edição dos Grammys. Continuemos: Yorke é apenas um dos improváveis. Juntemos à receita ingredientes como Kanye West, Lil'Wayne ou os mais consensuais Coldplay. Todos eles a desenhados entre os títulos das canções que mais os inspiraram. Todos eles nomeados para a cerimónia que decorre a 8 de Fevereiro.



Novos nomes no passeio da fama do rock'n'roll

0 comentários


Nova Iorque foi ontem palco para o anúncio oficial dos novos membros do Rock'Roll Hall of Fame, a galeria dos nomes fundamentais para a história da música popular (de acordo com os critérios e a selecção daquela entidade, isto é). Assim sendo, os Metallica e os Run D.M.C são os mais recentes nomeados, além do guitarrista Jeff Beck, Little Anthony & the Imperials e Bobby Womack.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Adeus a Times Square

0 comentários


Está decidido: a maior loja de música dos EUA vai fechar no próximo mês de Abril. Apesar do volume de vendas (55 milhões de dólares) e da margem de lucro regular (cerca de 6 milhões por ano), os proprietários do espaço onde está instalada a Virgin Megastore de Times Square decidiram alugar a generosa área a um armazém de revenda, coisa familiar do espírito El Corte Inglés. Os números falam por si: a Virgin paga 54 dólares por cada metro quadrado, quando a zona está avaliada em 700$/m2.

Oasis nas ruas de Nova Iorque

0 comentários

Durante a passagem dos Oasis por Nova Iorque - a mesma digressão que a banda traz a Lisboa no próximo dia 15 de Fevereiro -, ouve tempo para congregar músicos de rua para uma apresentação pouco habitual. Os Oasis transformaram tudo isto num documentário disponibilizado online:

Oasis - Dig Out Your Soul In The Streets

As novas viagens de Neko Case

0 comentários


A data de edição internacional é 3 de Março. Mas já é possível conhecer as primeiras pistas para o próximo registo de Neko Case. Middle Cyclone é o título do álbum e tem em People Got A Lot Of Nerve a primeira revelação. Entre Nashville, Springsteen e os Byrds? Escutar aqui.

Neil Young - Fork in The Road

0 comentários

Este é o novo teledisco de Neil Young, que ilustra o tema Fork in The Road. Um plano único para uma construção óbvia e directa. Nas imagens: Neil Young liga os seus auscultadores numa maçã (apple!!). Resta-nos especular, como fazem os que anunciam Fork in the Road como título para o próximo álbum de Young.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Revelações em Sundance

0 comentários


Começa na quinta-feira mais uma edição do Sundance Film Festival, uma das mais estimulantes e desafiantes mostras de cinema contemporâneas, que por estes dias está bem para lá do simples rótulo "indie". Salt Lake City torna-se montra para projectos e produções que prometem encontrar lugar reservados nos gostos das comunidades cinéfilas mais atentas. E são vários os títulos que prometem marcar a diferença:

'When You're Strange' - Na competição entre documentários, o filme de Tom DiCillo está anunciado como viagem à intimidade de Jim Morrison e dos The Doors, entre a música e os traços de personalidade que definiram toda uma geração, distante no tempo mas nem por isso ausente.

'Moon' - Realização de Duncan Jones, filho de David Jones, melhor, David Bowie. Nesse sentido, o habitat da ficção científica é-lhe natural. E esta é a história de um oficial de uma estação espacial que, ao fim de vários anos de missão, totalmente isolado, revela sinais de alucinação.

'Paper Heart' - É a história de gente jovem que embarca numa das demandas que mais seduz no grande ecrã: a de quem procura saber em definitivo se "amor" é mais que uma palavra. Do elenco faz parte Michael Cera, uma das estrelas de Juno. A realização é de Nicholas Jasenovec.

Sundance Film Festival

Jon Stewart e George W. Bush: 'best of'

0 comentários

Não se limita aos formatos típicos que as leis televisivas costumam utilizar para criar barreiras - as mesmas que, supostamente, tornam a programação adaptável aos gostos e às vontades de quem a vê. E é um dos casos de maior sucesso na exportação mediática norte-americana. Jon Stewart e o seu Daily Show são exemplo de coerência, de uma entretenimento formador. Opinativo, naturalmente, mas nem por isso menos desafiante na hora de gerar exercícios de reflexão. O site oficial da Comedy Central, a cadeia televisiva responsável pelo Daily Show, apresenta uma compilação de melhores momentos com Jon Stewart e George W. Bush. Uma relação de estima que, prestes a terminar, deixa a questão: como vai Stewart dar continuidade aos momentos que nos apresentou nos últimos anos com Barack Obama na Casa Branca?

Rita no SxSW que passa pela Buraka

0 comentários

Um dos mais importantes festivais dos EUA, pelos nomes consagrados que reúne mas também pela projecção que faz do futuro, ao convidar promessas quase sempre bem justificadas, o South By Southwest (SxSW) decorre na cidade texana de Austin entre 13 e 22 de Março. E até ao momento, estão confirmados dois nomes portugueses. Buraka Som Sistema e Rita Redshoes. Para ficar a conhecer o cartaz completo, visitar este site.

Morrissey - 'I'm Throwing My Arms Around Paris'

0 comentários

É o primeiro single de 'Years of Refusal', o novo álbum de Morrissey, com edição marcada para 16 de Fevereiro. Nostálgico e profético, de escrita confessional mas, ainda assim, distante de se transformar num espisódio biográfico. 'I'm Throwing My Arms Around Paris' desgraça do amor cantada de acordo com a paleta cromática que a banda que acompanha o músico há vários anos já instituiu como sua personalidade melódica. Aqui fica o vídeo:

Novo El Mundo 'online'

0 comentários



A página oficial do diário espanhol El Mundo tem, desde ontem, uma nova versão. Conferir aqui.

Sons do espaço

0 comentários

16 de Fevereiro é a data marcada para a edição internacional de The Spirit of Apollo, registo em que o duo N.A.S.A. - composto por Squeak E. Clean e DJ Zegon - fazem desfilar as suas contratações de luxo: M.I.A., Santogold, Tom Waits ou David Byrne estão entre os nomes que dão voz ao projecto. Segue o alinhamento completo do disco:

01 "Intro"
02 "The People Tree" (feat. David Byrne, Chali 2na, Gift of Gab,& Z-Trip)
03 "Money" (feat. David Byrne, Chuck D, Ras Congo, Seu Jorge, & Z-Trip)
04 "NASA Music" (feat. Method Man, E-40, & DJ Swamp)
05 "Way Down" (feat. RZA, Barbie Hatch, & John Frusciante)
06 "Hip Hop" (feat. KRS-One, Fatlip, & Slim Kid Tre)
07 "Four Rooms, Earth View"
08 "Strange Enough" (feat. Karen O, Ol' Dirty Bastard, & Fatlip)
09 "Spacious Thoughts" (feat. Tom Waits & Kool Keith)
10 "Gifted" (feat. Kanye West and others TBD)
11 "A Volta" (feat. Sizzla, Amanda Blank, & Lovefoxxx)
12 "There's a Party" (feat. George Clinton & Chali 2na)
13 "Whachadoin?" (feat. Spank Rock, M.I.A., Santogold & Nick Zinner)
14 "O Pato" (feat. Kool Kojak & DJ Bãboa)
15 "Samba Soul" (feat. Del Tha Funkee Homosapien & DJ Qbert)
16 "The Mayor" (feat. The Cool Kids, Ghostface Killah, DJ AM & Scarface)
17 "N.A.S.A. Anthem"

E o vídeo de Money, com David Byrne, Chuck D, Ras Congo, Seu Jorge e Z-Trip:

Radiohead: sem-abrigo e com música no escritório

0 comentários

Há poucos meses ilustraram All I Need com imagens de uma campanha que apelava ao fim do trabalho infantil. Agora, um excerto de MK1 (tema incluído no CD2 de In Rainbows) integra a mais recente produção da National Coalition for the Homeless, entidade não governamental norte-americana que procura minimizar as dificuldades dos sem abrigo. Aqui fica o vídeo:



Ainda com os Radiohead, e passeando pelo mui concorrido site oficial, escrito em jeito de blog, o desafio de revelar o que se ouve no local de trabalho levou o vocalista Thom Yorke a deixar pistas aos mais curiosos. Estes são os sons que os vão inspirando (tal como escrito e publicado pelo próprio) e em constante actualização:

1. Robert Wyatt Stay Tuned
2. Matmos Les Folies Françaises
3. Darkstar Need You
4. Kwaidan Hoichi < kwaidan
5. Four tet Ringer < Ringer Ep
6. Public Enemy Night of the living baseheads
7. The Sight Below At first touch
8. Nina Simone I put a spell on you < feeling good
9. Aaron Martin & Machinefabriek Cello Recycling < cello recycling
10. Plastikman Ping Pong < Closer

domingo, 11 de janeiro de 2009

Garotas Suecas

0 comentários

Recusaram a referências às músicas da favela e viajaram até terras feitas de rock'n'roll e r&b. Ao mesmo tempo, prestam reverência ao tropicalismo. De São Paulo, os Garotas Suecas, por agora congregando novos fãs em terras americanas, para breve na Europa.



Garotas Suecas - Difícil de Domar from Rafael Aflalo on Vimeo.

sábado, 10 de janeiro de 2009

O sucesso das leituras digitais

0 comentários


A Amazon esgotou o Kindle neste Natal. Longa vida ao Kindle. Arrisca o New York Times que o fenómeno pode mesmo transformar-se numa espécie de novo iPod, liderando o mercado ainda embrionário dos livros digitais. Se tudo decorrer como projectado, a Amazon poderá vender 2,2 milhões de cópias do Kindle durante 2009. Esperemos para ler.

A falhada mas abençoada ópera urbana

0 comentários

O poeta é contemporâneo, é nome da moda e canta a moda entre rimas, mesmo que estas sejam inspiradas por momentos que já lá vão. Fala francês, inglês e um português que por vezes faz dançar só pelo sotaque tropical. Tudo isto JP Simões nos apresentou, como fez já tantas vezes. Mas na noite de sexta-feira sozinho, aqui e ali com Sérgio Costa (ouçamo-lo, sempre, e que a próxima vez seja num futuro breve), amigo de composição e interpretação nos Belle Chase Hotel, na Ópera do Falhado e no Quinteto Tati. Ou seja, em tudo o que por ali escutou. Ali no Music Box, caverna urbana com frequência indie chique garantida que o recebeu mas nem sempre o honrou. O "que bom que é estar aqui para te ver" cedo se transformou num ponto de encontro para quem, apesar de bilhete comprado, não quis mais do que ouvir os refrões menos melancólicos.

Entre o passar de copos do bar para toda a parte, alguém jurava que JP era "o maior", claro está. Mas o próprio vestia a ironia como o melhor fato para o domingo mais solarengo. "Está muito barulho para pensar", dizia, antes de nova viagem pelos caminhos da bossa nova da qual é há muito enamorado. Ou seria aquele mais um momento de prazer swingado? Tudo se mistura na pele daquele Simões de apelido, dançarino por obrigação, que a timidez de estar sozinho lhe é natural. A expressão, quase sempre escondida pelo buliço impossível de controlar, era o foco para escutarmos a noite que anunciava temas nov0s. Escutaram-se acordes mas sem tempo para as devidas apresentações entre quem toca e os que escutam. Aplaudimos e esperámos por novo encontro entre o operático JP Simões que viu a sua noite falhar mas, ainda assim, nos abençoou.


JP Simões edita no final deste mês 'Boato', disco gravado ao vivo no Teatro São Luiz, a 7 e 8 de Novembro último. O álbum conta com 12 temas inéditos e uma viagem pelo percurso traçado pelo músico até aqui.

Dansas do som

0 comentários

Pelas danças de cada um dos sons que se escutam, anunciam-se revelações e actualizações. Para ouvir e o que mais houver.

 
Free Hit Counter