terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Neil Young - 'Sugar Mountain'


Ainda é preciso esperar até Maio para deitarmos as mão a Archives, a apetecível colecção de registos com o carimbo 1963-1973 que Neil Young assinou. Primeiro com bandas de surf-rock, mais tarde com os Buffalo Springfield e depois dividido entre o seu percurso a solo e a companhia de Crosby, Stills & Nash. Mas rejubilamos ao continuar a receber novas edições da colecção Performance Series, que recuperam concertos transformados em mito, com Young como protagonista. Sugar Mountain é a gravação de uma noite na Canterbury House, em 1968: esclarecedor e essencial, o documento explica-nos de onde vem o trovador que hoje conhecemos.

Neil Young era anunciado num poster das ruas de Ann Arbor, Michigan, como "o cantor e guitarrista dos Buffalo Springfield", banda que então cedia à luta de egos que a minava. Este era um dos filhos bastardos do grupo, mal compreendido pelas canções impossíveis de reproduzir, pelo jeito pouco ortodoxo de agarrar na guitarra em palco, pelo sentido de humor irónico mas apurado. E enquanto preparava a sua estreia em disco para o ano seguinte, recolhia canções escritas para o antes e o depois daquela noite num pequeno palco, rodeado pela atenção silenciosa de um público que tanto lhe exaltava a timidez como o brilhantismo.

O passado, de modas californianas, em Expecting to Fly ou Out Of My Mind. O seu futuro, sempre solitário, com Sugar Mountain, The Loner ou The Old Laughing Lady. Desmontar o sonho americano para criar o seu, de casas construídas sobre desfiladeiros e histórias de sonhos no feminino. Tudo com discurso na primeira pessoa pelo meio, que relativiza o sucesso e convida ao intimismo. Neil Young desenhava então um novo começo e era já entendido como um génio. Ouvimos Sugar Mountain e sabemos onde este século XXI continua a resgatar inspiração para dizer que a melancolia é feliz, que a simplicidade acústica pode ser mágica.

texto originalmente publicado na revista 'NS' de 21 de Fevereiro

Sem comentários:

 
Free Hit Counter